Sancionada primeira lei municipal de 2023
por Comunicação
—
publicado
29/03/2023 14h48,
última modificação
29/03/2023 14h48
Fica denominado o Centro de Treinamento, localizado no centro de Itabirito, como Irenice Maria Rodrigues.
Foto de lrenice Maria Rodrigues. Imagem: internet
lrenice Maria Rodrigues foi uma esportista itabiritense que se destacou internacionalmente, nas décadas de 60 e 70, em razão dos seus resultados no atletismo e também por conta de suas lutas contra o preconceito de raça e pela valorização da mulher no esporte.
Como atleta, chamou atenção por sua performance nas provas dos 600 e 800 metros, conseguindo, como um dos seus mais expressivos resultados, uma vaga para representar o Brasil nas Olimpíadas de 1968, no México. Contudo, em decorrência de um problema com a delegação de atletismo brasileira, lrenice foi cortada da equipe e retornou para o Brasil.
Essa ilustre itabiritense viveu a maior parte de sua carreira esportiva em meio à ditadura militar no Brasil, de tal modo que as vozes destoantes do regime vigente eram percebidas como ameaças à sociedade. Poucos jornais da época contam sua história: uma greve contra o Comitê Olímpico Brasileiro (COB); declarações contra o preconceito de raça e gênero; brigas para defender companheiros em plena Olimpíada de 1968 e expulsão da delegação.
A história de Irenice é de uma mulher de vanguarda, com performance de destaque no esporte e nas lutas sociais. Com a lei nº 3.800/23, o Centro de Treinamento de Ginástica, no centro da cidade, passa a receber o nome da nossa atleta itabiritense. O Projeto de Lei foi votado pela Câmara e aprovado pelo prefeito.
* Fonte: Projeto de Lei 14/2023.