Menos R$ 76: Câmara de Itabirito aprova exclusão de 2 taxas cobradas no carnê de IPTU

por Comunicação publicado 16/06/2020 15h40, última modificação 16/06/2020 15h52

Mesa Diretora da Câmara de Itabirito durante sessão de 15/06. Foto: Comunicação da Câmara

.

Os vereadores de Itabirito aprovaram, nesta segunda-feira (15), o Projeto de Lei 65 que altera o Código Tributário Municipal. Com isso, as taxas de limpeza pública e de conservação de ruas foram excluídas no município itabiritense.

Na prática, isso significará no mínimo R$ 76,09 (setenta e seis reais e nove centavos) a menos para o contribuinte.

O motivo da exclusão é que constitucionalmente essas taxas não poderiam ser cobradas no mesmo carnê juntamente com o IPTU como vinha acontecendo.

Com base nisso, o Poder Executivo, autor do projeto, decidiu pela exclusão das taxas.

REEMBOLSO

Como o Poder Executivo Municipal já distribuiu o carnê do IPTU com as taxas citadas incluídas, o cidadão poderá pegar segunda via (com os valores corretos) no site da Prefeitura.

E mais: deve solicitar o reembolso quem já pagou o carnê com as taxas. Para receber o reembolso, o contribuinte deve procurar diretamente a Prefeitura.