Nova lei reconhece a importância cultural e social da associação para a comunidade local.
A legislação reconhece oficialmente a relevância da AMA. Foto: Divulgação/AMA.
Foi sancionada a Lei Municipal nº 4.074/2024, que declara de utilidade pública a Associação Memória de Agulha (AMA) em Itabirito.
De autoria do vereador Léo do Social (PSDB), a legislação reconhece oficialmente a relevância da AMA, localizada na Praça Padre Bernardo Firmino, nº 10, São Gonçalo do Bação, em Itabirito.
A Associação Memória de Agulha é uma entidade civil de direito privado, sem fins econômicos, de caráter cultural e social, com um número ilimitado de associados e beneficiários e duração por tempo indeterminado.
O vereador Léo do Social destacou a importância da AMA ao justificar a lei: "É um ateliê de artes têxteis, que tem por finalidade principal o estímulo à economia local, à educação patrimonial, à proteção ao patrimônio cultural, promovendo o ensino da arte e ofícios aos seus associados e beneficiários. A associação estimula a valorização da arte, por meio do acesso à informação e à técnica, em prol da defesa dos saberes. Isso também promove o desenvolvimento pessoal dos associados e beneficiários, sobretudo em situação de vulnerabilidade, visando a (re)construção dos processos identitários e o desenvolvimento do senso de pertencimento dos indivíduos e da coletividade."