Site engana internautas com agendamento falso para a confecção de RGs em Itabirito

por Comunicação publicado 19/02/2020 16h50, última modificação 19/02/2020 17h57

Imagem de internet

.

O site fazpramim.org está enganando internautas em Itabirito com agendamentos falsos para a confecção de carteiras de identidade (RGs) no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) itabiritense.

.

Quando consultado, o site oferece a opção de agendamento em Itabirito. E, para isso, cobra uma taxa de R$ 24,90. O internauta, então, paga pela taxa, e faz um agendamento falso.

.

Duas pessoas, somente nesta quarta-feira (19), foram vítimas do golpe em Itabirito. Elas foram ao CAC com boleto pago (emitido pelo site em questão).

.

“O serviço de agendamento para a confecção de carteiras de identidades é gratuito, e feito por meio do site oficial da Câmara Municipal de Itabirito. Pelo site da Câmara é que se chega ao site da Prodemge (do Governo de Minas). Este site estadual é o único que faz o agendamento. Não há taxa cobrada pelo serviço no caso de primeira via do RG. Contudo, é cobrado, em caso de segunda via da carteira de identidade, o DAE (Documento de Arrecadação Estadual). Quem faz a cobrança (somente no caso de segunda via) é o Governo do Estado de Minas Gerais, e não a Câmara”, informou o CAC.

.

Não é de hoje que o fazpramim.org atua. Em 2018, matéria da Folha de São Paulo denunciou o site.

.

A assessoria de comunicação da Câmara tentou contato com o fazpramim.org, mas não obteve êxito.