Representantes do "Projeto Presença" promovem a valorização e o respeito do direito das crianças na Câmara Municipal de Itabirito.

por Comunicação publicado 11/10/2017 15h39, última modificação 15/02/2023 14h09

Na segunda feira (09) a Câmara Municipal de Itabirito recebeu na Reunião Ordinária da semana, as Sras. Cléia Braga Alves, Janaína Ribeiro Gonçalves, Daniela Carvalho e Vanderléia Marques Ferreira, membros do "Grupo Presença". A participação das convidadas teve o intuito de apresentar para os vereadores e para a população o que foi denominado como "Projeto Presença" realizado em prol das crianças do município.

Na tribuna, as representantes explicaram o objetivo do projeto "é com muito prazer que nós estamos trazendo ao conhecimento dos senhores o "Projeto Presença" que foi idealizado pela rede SOLARE Brasil, uma rede de articulação em defesa do direito das crianças e ele tem como representante Marília Dourado, responsável pelo Polo Bahia". De acordo com Janaína, o Projeto nasceu em 2012 na Bahia e trás a tona o direito das crianças, da "infância bem vivida" e o respeito que deve-se se ter em relação às crianças de um modo geral. "Temos que enxergar as crianças não como um ser a ser construindo, a vir a ser, mas também como uma criança potente, uma criança que tem voz e sabe o que quer, o que faz e precisa de seus direitos respeitados. Então é essa a alma do projeto, fazer com que a infância seja respeitada, para que nós possamos, quanto adultos, ter um olhar pautado para esse protagonismo infantil".

O projeto consiste na criação de bonecos de pano que assumem a posição simbólica de "mensageiros da paz". Os bonecos são idealizados pelas crianças a partir de desenhos e, junto com as famílias, esses objetos saem do papel e "ganham vida" sendo confeccionados. Para Janaína "esses bonecos nascem do protagonismo infantil e da criatividade das crianças. Elas desenham de acordo com sua imaginação e seu direito de expressão e a partir daí as famílias são convocadas para que esse boneco 'ganhe vida'. No simbolismo desse boneco de pano estão todos os valores da infância, toda a expressão cultural e de uma infância bem vivida".

Inicialmente o Projeto acontece nas escolas ISAP (Instituto Santo Antônio de Pádua) e Escola Municipal Guilherme Hallais França com a parceria da Rede Municipal de Itabirito, "nós iniciamos o trabalho com reuniões entre professores e os país, porque esse projeto tem o objetivo de fazer com que a família também esteja presente no desenvolvimento de seu filho que hoje tem um papel importante e a família terceiriza esse trabalho da escola, então é importante  esse trabalho nas escolas porque os pais estiveram presentes, participaram e deram vida ao sonho da criança que foi a partir do desenho" finalizou.

Vanderléia, diretora da Escola Municipal Guilherme Hallais França concluiu explicando que "esses bonecos serão doado e quem receber esses bonecos irão saber que estão recebendo um presente especial feito por crianças e seus pais e que aquele boneco vem carregado de muito amor de muito carinho e muita dedicação".