Projeto de lei de autoria do presidente Arnaldo cria o dia Municipal do Gari

por itb — publicado 17/05/2016 17h07, última modificação 17/05/2016 17h07
Projeto de lei de autoria do presidente Arnaldo cria o dia Municipal do Gari

Homenagem

Na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, dia 16, foi apresentado o Projeto de Lei nº 28/2016, que estabelece o dia 16 de maio, como o em dia Municipal do Gari, na cidade de Itabirito. A proposta, apresentada pelo vereador Arnaldo Pereira dos Santos, tem como objetivo homenagear os profissionais que são responsáveis pela limpeza e conservação das vias públicas. Para falar da atuação dos garis na limpeza das ruas em Itabirito e o histórico da atividade usou a tribuna na sessão o Assessor Jurídico da Câmara, Dr. Edésio dos Reis Nolasco. Na oportunidade também foram entregues flores à 5 (cinco) garis da cidade.

Segundo o presidente Arnaldo Pereira dos Santos, o dia 16 de maio já se comemora o dia nacional do gari, assim o projeto de lei, além da homenagem, também prevê a inclusão da data no calendário oficial do município. “As garis realizam um trabalho essencial não só para garantir o bem-estar da população, mas também contribuem com a saúde de todos os moradores”.

Curiosidade

A denominação profissional Gari é uma homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que em 1876 assinou contrato com o Ministério dos Negócios do Império do Brasil para executar os serviços de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele costumava reunir seus funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que era muito comum na época. 

Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a “turma do Gari” para executá-lo. Aos poucos o nome se generalizou pelo Brasil. Assim foi instituído, em 1962, através da Lei Estadual 212, sancionada pelo então governador do Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o Dia do Gari, cuja primeira comemoração foi em 16 de maio de 1963.