Plano de Mobilidade Urbana de Itabirito é aprovado pela Câmara

por Comunicação publicado 21/10/2015 15h01, última modificação 21/10/2015 15h01

acilitar os deslocamentos das pessoas, promover a sustentabilidade econômica e ambiental, estimular o crescimento urbano para um sistema de transporte coletivo mais eficaz, é isto que busca o plano de Mobilidade Urbana que foi aprovado, por unanimidade, na última reunião extraordinária da Câmara Municipal deItabirito.

O plano busca atender os direitos do cidadão como, por exemplo,  articular a gestão do uso de solo, assegurar  que os modos de transporte urbano sejam de qualidades e eficientes, racionalizar a circulação de veículos de transporte e de bens e mercadorias e as operações de carga e descarga, melhorar  a circulação viária e orientações de trafego, e principalmente de pedestres e ciclistas, a acessibilidade para pessoas com deficiência e com restrição de mobilidade e também definição de áreas de estacionamento.

O diretor de Trânsito da cidade, Ézio Pimenta, ressalta que “a elaboração de um plano de mobilidade, vem ampliar a mobilidade das pessoas. Isso significa aperfeiçoar a circulação, que pode ser simplesmente o aumento de largura calçada, e seus rebaixamentos, melhoria do transporte público e ainda reduzindo pontos de conflitos viários”.

Por fim, cabe ressaltar que de acordo com a Lei Federal n° 12.587, de 03 de janeiro de 2012, os municípios com mais de 20 mil habitantes estão obrigados a elaborar o plano de mobilidade.