Inclusão: Câmara de Itabirito contrata intérprete de Libras para adaptação de servidor surdo; VÍDEO

por Comunicação da Câmara publicado 09/10/2019 17h40, última modificação 14/10/2019 14h18

Filipe Brison, auxiliar administrativo da Câmara de Itabirito. Foto: Comunicação da Câmara

Filipe Vieira Brison (27) é o mais novo servidor da Câmara de Itabirito. Ele passou no concurso público, foi empossado e começou a trabalhar nesta segunda-feira (7). Por Filipe ser surdo, a Câmara contratou, por uma semana, a intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Hannah Senra.

“A inclusão social é uma das preocupações da Câmara de Itabirito. No passado, por exemplo, foram feitas adaptações no prédio para facilitar o acesso dos cadeirantes, e agora foi contratada uma intérprete em Libras para que a inteiração com o novo servidor, no ambiente de trabalho, seja mais eficiente possível. Por outro lado, Projetos de Lei que beneficiam deficientes têm sempre apoio dos vereadores. Recentemente, foi aprovado, por exemplo, o projeto que regulamenta a equoterapia (reabilitação para deficientes, que utiliza cavalos)”, disse o presidente vereador Arnaldo dos Santos (MDB). VEJA ENTREVISTA EM VÍDEO COM O SERVIDOR NESTA PÁGINA.

O novo efetivo da Câmara de Itabirito já passou em outros concursos, mas é a primeira vez que é convocado. “Estou tranquilo em meu novo trabalho. Não estou tendo dificuldades. Com ajuda da intérprete, eu ensino Libras para os meus colegas, e eles me ensinam o trabalho. O que está havendo é uma troca de conhecimento”, disse.

Filipe Brison morava em Belo Horizonte e vive há cerca de quatro anos no Município itabiritense. Ele estuda no IFMG de Itabirito e sua meta é se formar no curso de engenharia elétrica. Segundo Filipe, a faculdade disponibiliza dois intérpretes para acompanhar os estudantes surdos em sala de aula.