Garis respondem a questionários em evento dedicado a elas na Câmara

por Comunicação da Câmara publicado 08/03/2019 17h28, última modificação 08/03/2019 17h28
Garis respondem a questionários em evento dedicado a elas na Câmara

Garis e outras funcionárias da Prefeitura durante evento que aconteceu na Câmara. Foto: Câmara de Itabirito

Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, garis que trabalham na Prefeitura de Itabirito foram homenageadas em um evento simples na Câmara de Vereadores de Itabirito, que foi promovido pela futura Coordenaria Municipal da Mulher de Itabirito, órgão que deve funcionar nos próximos meses com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que também está sendo implantado.

Elas responderam a questionários que nortearão a coordenadoria na criação de políticas públicas em defesa da mulher.

São vários os tipos de situação que podem ser enfrentadas por uma mulher: violências sexual, doméstica, moral, patrimonial, psicológica e institucional; importunação sexual; assédios moral e sexual, e cárcere privado.

“Todas as servidores municipais responderão ao questionário”, disse Juliana Silveira, funcionária do município que será a coordenadora da futura repartição da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Itabirito. “Estamos na parte jurídica do processo de criação da coordenadoria”, disse ela que bacharel em serviço social.

“O que queremos é garantir os direitos de todas as mulheres, sem partidarismo”, afirmou Juliana.

O prefeito Alex Salvador (PSD) e o presidente da Câmara, Arnaldo Pereira dos Santos (MDB), estiveram no encontro com as garis. Primeiramente, Arnaldo elogiou o trabalho das servidoras na limpeza das ruas durante o carnaval. Trabalho esse reconhecido para além das fronteiras de Itabirito. Depois, Arnaldo falou sobre a participação da mulher na Casa Legislativa. “Temos somente uma vereadora, mas no que diz respeito às funcionárias da Câmara, a maioria é mulher. Inclusive, nos cargos de direção”, afirmou o presidente.

O evento também contou com a presença do vereador Ricardo Oliveira (PPS).