Capitão Gláucio Sigaud da PM de Itabirito comparece à Câmara Municipal para esclarecimentos sobre a Segurança Pública do município.

por Comunicação publicado 15/03/2017 16h30, última modificação 15/03/2017 16h32

Na primeira segunda feira do mês de março (6/03) o Capitão da Policia Militar de Itabirito, Gláucio Sigaud, esteve presente na Câmara Municipal após a solicitação de requerimento realizada pelo vereador Leo do Social que iniciou o debate explicando o motivo da convocação do capitão ao plenário “meu requerimento se deu devido aos últimos acontecimentos que a gente tem vivenciado aqui na nossa cidade, algumas mortes, o índice de violência que chega e que assustou um pouco. A gente queria saber qual tem sido o posicionamento da Policia Militar nessas situações”.

Respondendo à pergunta do vereador, Sigaud concordou com o fato do crescimento do índice de violência “realmente no ano de 2017, nos meses de janeiro e fevereiro, logo na segunda quinzena de fevereiro nós registramos quatro homicídios consumados. O crime de homicídio choca muito as pessoas porque geralmente é sempre praticado com muita violência”, ele explicou ainda que em todos os casos registrados os envolvidos tinham relação um com o outro e que nesses casos foi preciso estudar o histórico dos executores e também os das vítimas, que nos quatro casos possuíam desavenças um com o outro por motivos passionais, sexuais ou de criminalidade como tráfico de drogas.

Aproveitou para enfatizar a eficácia das policias Civil e Militar na resolução dos quatro casos específicos “é bom ressaltar que mesmo que não tenha sido possível prevenir, a Policia Militar e o Estado consideram a vida dessas pessoas como algo comum. Ele tem interesse em dar a resposta, em dar solução.” Sobre o fato de que os criminosos possuíam vários registros em suas fichas policiais, “é aquela questão que a gente sempre fica falando, sobre a legislação brasileira, a questão da punição, dele (o criminoso) responder pelo crime, as vezes ele precisa cometer vários crimes até cometer um gravíssimo para ficar poder ficar  preso, mas é como falei, os casos foram resolvidos.”, explicou.

Capitão Gláucio também aproveitou a oportunidade para citar algumas sugestões a respeito da Segurança Pública como a criação de uma "comissão de segurança pública para a criação de projetos de longo prazo [...] para a gente tratar do assunto na municipalidade, eu sou um órgão do Estado, eu tenho algumas ferramentas que o governo do estado me disponibiliza e as vezes eu tenho essa limitação de efetivo, uma limitação logística. Graças a Deus, hoje a Polícia Militar não está como no passado com viaturas sucateadas e armamento ruim, pelo contrário, temos bons equipamentos, mas a gente precisa melhorar. Quando eu falo que precisa melhorar eu falo que a gente precisa investir na guarda municipal, investir na polícia Civil, porque a gente vê que a segurança pública tem que envolver todas as forças de segurança".

Além disso, o Capitão fez sugestões como investimentos financeiros nos Recursos Humanos das forças de segurança da cidade, potencialização na aplicação de câmeras Olho Vivo (as existentes e a colocação de novas câmeras em locais específicos), investimentos na segurança dos Guardas Municipais e fornecimento de equipamentos de segurança, incentivar o fundo de segurança no transito, no caso da Policia Militar, criação de uma sede física da PM em São Gonçalo do Bação e uma Rádio Patrulha para que o policial possa patrulhar com exclusividade para levar mais segurança e presença da PM para a área rural. Mas apesar de fazer sugestões afim de melhorar no sistema de segurança da cidade, Capitão Gláucio frisou que não é uma reclamação, pelo contrário "o município é sempre parceiro da PM, isso não dá pra negar e eu faço questão de destacar, essas ideias que eu dei é no sentido de melhorar ainda mais", disse.

Por fim, após solicitação do vereador Max Fortes, Sigaud comentou sobre a segurança do último Carnaval que, segundo ele, a diferença na estatística de violência, comparada aos anos anteriores, foi significativa "o carnaval é uma festa que mobiliza a PM inteira... em questão da nossa região que é Ouro Preto, Mariana e Itabirito o carnaval é muito expressivo, então a PM tem uma preocupação muito grande nessas cidades. Tinha esse desafio por parte da Polícia Militar em reverter os fatos negativos porque até antes mesmo do dia que o carnaval acontece, sempre é divulgada essa questão de que a tônica do Carnaval deve ser a segurança. O Carnaval aqui em Itabirito especificamente, ao longo do tempo, foi ganhando corpo cada vez mais, independente de ser de trio elétrico ou não. Aqui, por ser um evento em via pública, aberto a qualquer pessoa em que não tem como se fazer um acercamento, fechar, colocar detectores de metal, patrulhar todo mundo... isso favorece certos crimes [...] é um evento que tem tudo para dar errado, dá problema demais. E nesse ano nem problema teve, graças a Deus. Foi um trabalho de planejamento por parte do Município e da prefeitura... então eu acho que essa formatação só favoreceu a segurança".