Câmara presta contas de suas ações no Primeiro Semestre de 2015

por itb — publicado 29/07/2015 16h30, última modificação 19/08/2015 15h30

As ações do Poder Legislativo de Itabirito nesse primeiro semestre de 2015 foram positivas e intensas, esta é a análise do Presidente da Câmara, o vereador Max Fortes.

Os números mostram que desde a primeira sessão deste ano, foram apresentados requerimentos, indicações e Projetos de Leis relevantes, que além de analisados foram amplamente debatidos, visando sempre beneficiar toda a população Itabiritense.

A prestação de contas, apresentada na reunião ordinária, realizada no dia 13 de julho, demonstra que os vereadores já realizaram 65 reuniões dentre sessões ordinárias, extraordinárias e de comissões permanentes, além de participarem efetivamente de 18 eventos/audiências públicas, que contou com a participação da comunidade, ao todo foram 785 pessoas presentes.

O relatório da Câmara Municipal até o momento apresenta 263 indicações e 75 requerimentos, todos feitos pelos vereadores, entre escritos e verbais, dos quais mais de 40% já foram atendidos pelos setores competentes, seja do Poder Executivo ou de outros órgãos.

Neste período a Câmara analisou 62 Projetos de Leis e Resoluções, entre os quais estão as resoluções que que "alteram a Estrutura e o Plano de cargos do Poder Legislativo", e a que "Cria a Escola do Legislativo" que intensifica a participação do vereador junto à população.

Pelo Executivo Municipal a Câmara aprovou projetos relevantes, ressaltando o "Plano Municipal da Educação" que teve amplo debate na Câmara, e o Projeto de Lei que restringe o tráfego de Caminhões no centro da cidade.

Outras ações administrativas também merecem destaque considerando que neste primeiro semestre, a implantação em definitivo do site da Câmara, e pela primeira vez na história da Câmara, foi realizado processo seletivo simplificado. Em tempos de crise, merece destaque, também, a meta de 1 milhão de reais de economia, prevista para este ano, verba que retornará para o Município, e será aplicada de acordo com as necessidades da população.

Para o presidente da Câmara, Max Fortes, este primeiro semestre foi produtivo e com resultados satisfatórios. “Tivemos a oportunidade de apreciar muitos projetos de lei de grande relevância para a população. Até o final deste ano pretendemos realizar outras ações, pois entendemos que deve haver, sempre, esta aproximação entre o Poder Legislativo e a população, principalmente para que as pessoas possam expressar suas necessidades e buscar, junto a nós que somos seus representantes, formas de ajuda-los na solução dos problemas".