Câmara homenageia pessoas que prestam serviços relevantes a Itabirito

por Comunicação publicado 30/11/2018 18h48, última modificação 07/12/2020 10h47
Câmara homenageia pessoas que prestam serviços relevantes a Itabirito

Os homenageados. Foto: Câmara de Itabirito

.

“Homenagem póstuma é importante, mas a homenagem em vida tem uma relevância especial”, disse o vice-prefeito de Itabirito e secretário de Saúde da Prefeitura, Wolney Oliveira, que em solenidade da noite de segunda-feira (26), na Câmara de Itabirito (Minas Gerais), representou o prefeito de Itabirito Alex Salvador (PSD).

.

A solenidade em questão é um reconhecimento da Câmara a pessoas e entidades que prestam serviços considerados relevantes e que impactam de maneira positiva na comunidade.

.

A seguir, os agraciados:

.

GRUPO COMPANHEIROS DA ALEGRIA

.

Trazer um momento de descontração a pessoas que estão em situação de dificuldade. Caracterizados como palhaços, os companheiros trazem descontração para enfermos do Hospital São Camilo, para idosos da Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac, bem como ajudam em campanhas como Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio).

.

O grupo é formado por 48 integrantes e recebeu a placa de Mérito Comunitário por meio de uma moção de autoria do vereador Max Fortes.

.

JANETE BRAGA RODRIGUES

.

Janete é uma sitiante que produz hortifrutigranjeiros orgânicos, na localidade do Córrego do Bação, e os comercializa no Mercado Municipal de Itabirito.

.

Ela foi homenageada por indicação do vereador Geraldo Mendanha.

.

Janete já foi presidente da Associação Comunitária do Córrego do Bação, Cabral e Grota da Mina por cinco anos.

.

PASTORAL DA CRIANÇA

.

A pastoral desenvolve projeto de redução da mortalidade infantil em Itabirito.

.

Geralda de Fátima Santos e Conceição Nazaré são duas das responsáveis pelos trabalhos da pastoral do bairro Santa Rita.

.

A pastoral foi homenageada com placa de Mérito Comunitário por meio de uma moção de autoria do vereador Toninho da Associação.

.

ANDERSON CALDEIRA

.

Profissional dedicado, o inspetor da Guarda Civil Municipal (GM) de Itabirito, Anderson Caldeira, é um dos responsáveis pela condução e divulgação dos trabalhos da instituição.

.

Por causa da divulgação dos trabalhos, o reconhecimento dos moradores para os trabalhos da GM aumentou sobremaneira nos últimos anos.

.

Caldeira recebeu a placa de Mérito Comunitário por meio de moção de autoria do vereador Arnaldo.

.

PASTOR MÁRCIO RODRIGUES JORGE

.

O pastor Márcio foi missionário no Paraguai, Bolívia e Argentina. Transferido para Itabirito, ele atualmente é presidente da Igreja Pentencostal Aliança Eterna com Deus, e coordenada cinco congregações: na Vila Gonçalo, no São Mateus, Padre Adelmo, São Gonçalo do Bação e Country.

.

O pastor, inclusive, desenvolve trabalho social na cidade, ajudando dependentes químicos com cestas básicas e orientações espirituais.

.

A moção que homenageia o pastor com o Mérito Comunitário foi de autoria do vereador Atila Tila do Social.

.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL CORAL CANARINHOS DE ITABIRITO

.

Uma das instituições mais respeitadas da história recente de Itabirito, com 45 anos de existência. Esse é o Coral Canarinhos, que já levou o nome da cidade para importantes palcos brasileiros.

.

Patrimônio imaterial de Itabirito, a Associação Cultural Canarinhos de Itabirito conta com 200 alunos que frequentam aulas de canto, instrumentos, musicalização e expressão corporal.

.

A moção que homenageou os Canarinhos é de autoria do então vereador Rocha do PT.

.

ROSÂNGELA DOS SANTOS MONGE

.

Desde a data de fundação da Associação Comunitária do Bairro Munu, Rosângela sempre colaborou com as atividades de maneira voluntária.

.

Em 2014, ela se tornou presidente. Função que ocupa até os dias atuais.

.

Reforma da sede da associação, a festa das crianças e a participação marcante no Julifest são algumas das ações que tiveram participação direta da homenageada com a placa de Mérito Comunitário, em moção de autoria do vereador Dr. Edson.

.

INSTITUTO CIRANDA DA ARTE

.

O instituto atua com práticas educativas que visam promover o público infantojuvenil. Para beneficiar os jovens, o instituto trabalha com musicalização, arte educativa, educação ambiental, vídeo, capoeira, ações solidárias.

.

O Ciranda já foi visto por mais de 4 mil pessoas, com mais de mil atendimentos nos últimos anos.

.

O instituto recebeu a placa de Mérito Comunitário por meio da moção do então vereador Zé Maria.

.

MARIA LÚCIA PEIXOTO PINHEIRO

.

Foi uma das responsáveis pela criação do Clube de Mães de Acuruí (distrito de Itabirito). O clube tem o objetivo de ensinar, fortalecer e ajuda a promover a socialização entre os moradores locais.

.

As aulas de artesanato do clube acontecem das 13h às 17h na antiga escola de Acuruí.

.

O Mérito Comunitário foi entregue a ela por meio de uma moção de autoria do vereador Léo do Social.

.

GILMAR STEFERSON DE JESUS (PIRULITO DA VILA)

.

Um talento itabiritense. Sambista conhecidíssimo nas “rodas de samba de Minas Gerais”, Pirulito da Vila foi homenageado com a placa de Mérito Comunitário por meio de moção de autoria do vereador Renê Butekus.

.

Pirulito tem CDs lançados. Já foi fez música (e a interpretou) em campanha institucional da TV Globo Minas. E, inclusive, de vez em quando, pode-se ver Pirulito da Vila sendo entrevistado em programas da Globo ou da Rede Minas.

.

Pirulito eternizou a Mercearia Paraopeba em uma composição. E já fez show de abertura para CPM 22 e Beth Carvalho.

.

RENATO CÉSAR DE ASSIS

.

O jovem Renato é formado em administração de empresas e tem história de militância política em Itabirito.

.

É presença certa em todas as reuniões da Câmara e recebeu o Mérito Comunitário por meio de moção de autoria do vereador Ricardo Oliveira.

.

LOURDES DA SILVA SANTOS

.

Auxiliar de enfermagem, trata-se de uma profissional modelo, um exemplo de dedicação. Ela trabalha na Unidade Básica de Saúde de Ribeirão do Eixo.

.

Lourdes recebeu a placa de Mérito Comunitário da Câmara por meio de uma moção de autoria do presidente da Casa, vereador Rodrigo do Porco.

.

EUNICE FERREIRA DE SOUZA PEIXOTO

.

Trabalhadora do serviço funerário de Itabirito, Eunice uma pessoa dedicada. Técnica em anatomia e tanatologia, ela auxilia nas necropsias e nos sepultamento, prestando apoio às famílias.

.

Ela foi homenageada com a placa de Mérito Comunitário pela vereadora Rose da Saúde.

.

DEPUTADO REGINALDO LOPES

.

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) foi homenageado em 2016 pelo então vereador Rildo Xavier. Na época, ele não pôde comparecer à Casa Legislativa de Itabirito para buscar o seu reconhecimento.

.

Foi Rido quem entregou a homenagem ao deputado. Em seu discurso, Reginaldo criticou a Lei Kandir, que trouxe perdas de receitas para estados. O deputado ainda valorizou o terceiro setor.    

.

GUARDAS MUNICIPAIS

.

Na mesma cerimônia, membros da Guarda Civil Municipal (GM) de Itabirito, bem como o comando da instituição, foram homenageados com Moção de Aplauso pela Câmara de Itabirito.

.

Por méritos específicos dentro da GM, receberam homenagem: o secretário de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Itabirito, Carlos Henrique Luke; Alex Wemerson Raimundo Alves; Anderson Caldeira Campos (que foi condecorado duas vezes); Denise Aparecida Barbosa; Diego Renato Fernandes; Fernando Faria Aredes; Heidrian Luiz Ferreira; Tércio Viega de Carvalho Filho e Vâner de Assis Miranda.

.