Câmara de Vereadores de Itabirito cobra explicações quanto à segurança das barragens

por Comunicação publicado 13/11/2015 13h53, última modificação 13/11/2015 13h53

Na sessão plenária dessa segunda- feira, (09/11), os vereadores aprovaram um requerimento de autoria do presidente da Câmara Max Fortes, cobrando que a direção da Vale compareça à Câmara para prestar esclarecimentos a respeito da situação das barragens de contenção de rejeito de minério localizadas em Itabirito. A medida busca trazer mais tranquilidade para a população que ficou apreensiva depois do acidente envolvendo o rompimento de duas barragens da Samarco.

O líder da situação, vereador Arnaldo Pereira dos Santos ressalta “o mínimo que podia ser feito era embargar a licença da mineradora, considerando que o Rio Doce está pagando um preço muito grande, muitos peixes estão morrendo. Ainda não temos uma noção exata de quantas pessoas morreram de quantas sumiram, é muito preocupante. O momento é de chamar quem é o responsável para a responsabilidade.”

Já o vereador Denílson Francisco Braga, Rocha, destaca a solidariedade da população. “Sobre esta tragédia a solidariedade falou mais alta, nossa cidade se mobilizou e a ação coletiva de toda população, contribuiu para amenizar o sofrimento das famílias que perderam tudo.”

O representante da Mineradora comparecerá a reunião ordinária do dia 23 de Novembro na Casa de Cultura Maestro Dungas, que será aberto ao público