Câmara de Itabirito abre portas para movimento estudantil e discute lei da meia-entrada

por Comunicação publicado 28/02/2018 13h50, última modificação 01/03/2018 17h30

Na reunião ordinária de segunda-feira (26), gestores estadual e municipal da juventude e representantes do movimento estudantil tiveram acesso à tribuna da Câmara de Itabirito. Eles defenderam modificações na lei da carteira estudantil que dá direito à meia-entrada em eventos culturais.

A reivindicação pede que somente a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) emitam o Documento do Estudante (Carteira Nacional de Identificação Estudantil) com validade no município itabiritense.

Isso porque organizações com nomes semelhantes poderiam aproveitar as lacunas da lei municipal para a emissão de algum documento estudantil que possa parecer oficial. O que os estudantes querem é a que a lei em Itabirito seja clara e que somente essas entidades de fato tenham autorização para a emissão, conforme determina lei federal de 2013.

.

No uso da palavra, o tesoureiro da União Colegial de Minas Gerais e diretor em Minas Gerais da Ubes, Glauberth Reis, defendeu a meia-entrada e a carteira dizendo que "arte também é educação", referindo-se que o acesso à cultura aprimora a formação de qualquer jovem.

.

Outra reivindicação foi que a Câmara apoie a alteração da lei 2281 de 2003 que criou o Conselho Municipal da Juventude e, assim, possa haver, de fato, a reativação da entidade. “Isso para que os jovens possam participar da implementação de políticas públicas”, disse Ravena Martiniano de Assis, superintendente de Intersertorialidade da Subsecretaria da Juventude da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Participação Popular e Cidadania do Governo de Minas Gerais e presidente do Conselho Estadual da Juventude

.

A superintendente ainda divulgou a Identidade Jovem (ID Jovem), programa do governo federal, que dá direito a passagem gratuita, ou pela metade do preço, em ônibus interestaduais a jovens que possuem a carteira. “Uma pessoa do bairro Padre Adelmo, em Itabirito, foi a Roraima e pagou somente R$ 5. E um camarada foi em um congresso em São Paulo por meio do mesmo benefício”, disse Leandro Dias Oliveira, coordenador de Políticas Públicas da Juventude da Prefeitura de Itabirito, que também discursou.

.

Os vereadores se mostraram interessados em colaborar com as reivindicações.