Câmara de Itabirito participa de evento sobre modernização do legislativo

por Comunicação publicado 18/09/2015 12h58, última modificação 18/09/2015 12h58
Câmara de Itabirito participa de evento sobre modernização do legislativo

Presidente da Câmara Maximiliano Fortes e Secretário da casa Davi Antunes estiveram presentes no evento

Na última segunda feira, o presidente da Câmara Municipal, Maximiliano Fortes e o secretário da casa, Davi Araújo Antunes, estiveram presentes no encontro promovido pelo Interlegis, programa do Senado Federal, que reuniu representantes de Câmaras Municipais da região. Além dos representantes de Itabirito, o senador Antônio Anastásia também esteve presente no evento.

O encontro, realizado na cidade de Tiradentes entre os dias 15 a 19 de Setembro traz cursos de formação do Instituto Legislativo Brasileiro (órgão gestor do Programa Interlegis) diretamente voltados para os servidores das Câmaras Municipais. É o segundo desse formato que ocorre em Minas Gerais, o primeiro, para Câmaras Municipais do Noroeste do Estado, foi realizado em Unaí, no mês passado.

O presidente Maximiliano Fortes destaca a importância de eventos como este: “a presença do Senador Antônio Anastásia reforça a importância do legislativo na vida do cidadão pois, compete ao poder legislativo, seja na esfera Municipal, Estadual ou Federal o dever de legislar e fiscalizar os demais poderes”.

O Portal Modelo é o sistema de gerenciamento de conteúdos na internet; uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa, em software livre, que possibilita às Câmaras de todo o país, terem a sua página na web. Tanto o Portal quando sua hospedagem (que pode ser feita no datacenter do Interlegis) são gratuitos.

Já o SAPL, também desenvolvido pela equipe técnica do Senado Federal, informatiza todo o processo legislativo das Câmaras, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas até a organização e acompanhamento de sessões plenárias.

O vereador Davi Araújo Antunes ressalta que as duas ferramentas, estão sendo implantadas na Câmara Municipal de Itabirito, com o objetivo de aproximar o cidadão do dia a dia da Câmara e também atender às exigências das Leis de Transparência e de Acesso à Informação.

Texto com informações da equipe Interlegis: