Vereadores insistem que Vale invista em UTIs para Itabirito; Empresa promete estudar viabilidade; VÍDEO

por Comunicação publicado 30/06/2020 17h25, última modificação 30/06/2020 17h58

Gerente da área de saúde da Vale na Câmara de Itabirito. Foto: Câmara

.

Vereadores itabiritenses fizeram coro pedindo insistentemente para que mineradora Vale invista na implantação de leitos de UTI em Itabirito (MG). Trata-se de um almejo antigo do município uma vez que Itabirito não os possui.

Os pedidos foram feitos ao gerente da área de saúde da empresa, o médico Daniel Penna, que respondeu às perguntas dos vereadores nesta segunda-feira (29) durante reunião ordinária. O representante da empresa ficou de levar a proposta à Vale que dará posteriormente uma resposta.

Para alguns vereadores, a Vale dá mais atenção a outras cidades quando o assunto é investimentos no combate ao coronavírus.

CRITÉRIOS PARA SE TER UMA UTI PÚBLICA

A implantação de leitos de UTI em Minas Gerais obedecem a critérios da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Os leitos são divididos por microrregiões. No caso, a Santa Casa ouro-pretana possui 20 leitos para atender Itabirito, Mariana e Ouro Preto. Antes da pandemia, eram 10 leitos.

Por sua vez, também por causa da pandemia, a cidade de Mariana conquistou 10 leitos de UTI. O recurso veio da ação judicial movida pelo Ministério Público do Trabalho contra a Samarco. Antes, o município marianense dependia dos leitos de Ouro Preto.

No entendimento dos vereadores de Itabirito, a pandemia é motivo de rever critérios e ampliar o número de leitos de UTI como vem acontecendo nas duas cidades citadas. Na visão deles, a pressão política para que Itabirito possa ter alguma UTI deveria vir da Prefeitura. E a Vale, no caso, entraria com pelo menos parte do investimento. Segundo os vereadores, há inércia do Poder Executivo Municipal na busca por esses leitos.

De acordo com informações vindas dos vereadores, o Hospital São Vicente de Paulo de Itabirito teria condições de abrigar, pelo menos, 10 leitos de UTI.

.

Por outro lado, segundo a Agência Minas, o governador Romeu Zema anunciou, no dia 20 de maio, a liberação de mais 288 leitos de UTI. Com o incremento, são 656 leitos reativados em todas as regiões mineiras, totalizando 2.669 leitos de UTI na rede SUS estadual. Nenhum para Itabirito.

REPÚBLICAS

Os casos diagnosticados com coronavírus aumentaram sobremaneira em Itabirito depois que a Vale começou a testar seus empregados maciçamente. Para os vereadores, os alojamentos das mineradoras, com trabalhadores de fora, são motivo de preocupação.

O gerente afirmou aos vereadores que a empresa monitora um alojamento de empregados da Vale.

Contudo, houve questionamento a respeito de outras repúblicas onde vivem funcionários de empresas terceirizadas. Churrascos, com aglomerações, são comuns nestes locais.

O gerente disse que “não tem como controlar todo mundo”. Ele chegou a mencionar um caso de um funcionário testado positivamente que estava na rua sem máscara. “Não era para acontecer, mas acontece”, admitiu.

AÇÕES DA VALE NO COMBATE À PANDEMIA

Em resposta aos vereadores, o gerente da Vale expôs as medidas para o controle da pandemia entre os funcionários tanto da empresa como das terceirizadas. São algumas delas:

. Preenchimento de checklist diário (por meio de aplicativo de celular) para autodiagnóstico de todos os funcionários.

. Duas medições diárias de temperatura dos empregados. Uma antes de eles entrarem nos ônibus e outra na entrada das unidades.

. Distribuição de máscaras, distanciamento social nos ônibus, restaurantes e demais dependências da empresa.

. Home office para atividades não operacionais.

. Adoção de quarentena para empregados sintomáticos detectados por meio do checklist.

. Aplicação de testes rápidos, para verificar se o empregado teve contato com o vírus.

VEJA A SEGUIR VÍDEO COM RESUMO DA MATÉRIA: