Vereadores debatem sobre Carnaval e Segurança Pública de Itabirito.
Na segunda feira (13/02) os vereadores compareceram ao plenário para mais uma reunião ordinária. A segurança pública foi foco na tribuna. Levando em consideração os últimos acontecimentos na cidade, foi levantada a questão do aumento da violência. O vereador Leo do Social salientou que “Está muito preocupante. Aconteceram cinco homicídios em menos de dois meses que tiveram uma repercussão municipal muito grande”.
O Carnaval também foi colocado em pauta. Os vereadores chamaram atenção para o fato da segurança e organização do evento. Com a proximidade do feriado, a festividade que terá um novo circuito na cidade, também foi foco de debate. Rose da Saúde manifestou na tribuna a preocupação com a segurança e a ação do juizado de menores na área do Julifest.
Segundo a vereadora, é um fato que menores irão frequentar o circuito dos blocos, mas que há a preocupação de como esses jovens serão monitorados, já que muitos pais não têm possibilidade de acompanhar seus filhos, por isso ela acredita que esse quesito deve ser avaliado “tomara que dê certo, mas acho que deve ser muito bem pensado [...] fica aí meu apelo para o carnaval desse ano, segurança na rua.” finalizou.
Ainda sobre o assunto, Leo do Social complementou “acredito que a prefeitura está buscando um processo de organização novo, tomara que aconteça da melhor forma possível. [...] que aconteça de forma correta. A população merece um Carnaval Seguro.”.
O vereador René Butekus, que atualmente faz parte da diretoria de dois blocos, explicou que “Com relação à organização, foi criada a Associação dos Trio elétricos. Eles apresentaram a ideia e foi discutido entre a polícia, entre a própria prefeitura e entre a secretária de cultura e decidiram em dar a oportunidade (a ideia).” Sobre a cobrança, o vereador afirmou que é a única forma que os empresários – donos de blocos – têm possibilidade de lucro e que a prefeitura tem responsabilidade apenas pelo fato de fazer parte do circuito.
Por fim, foi realizada a primeira votação do projeto de lei nº 01/2017 e aprovação do Veto Integral ao Autógrafo de lei nº 76/2015. Foram enviados para suas devidas comissões o Projeto de lei nº 2/2017 que altera o Plano de Cargos e Vencimentos – PCV dos Servidores do Município de Itabirito, aprovado pela Lei nº 3008 de 22 de maio de 2014, com alterações posteriores e o Projeto Lei nº 3/2017 que altera a Lei nº 3007, de 22 de maio de 2014, que dispões sobre a estrutura organizacional da administração direta do Município de Itabirito e as alterações posteriores.