Semana Jurídica da Unipac: Câmara de Itabirito traz advogado especialista em Sociedade Anônima de Futebol
Evento teve o apoio da Casa Legislativa, que convidou o palestrante Felipe Fazzion - do Itabirito Futebol Clube, equipe que tem feito excelente campanha.
“Em maio deste ano, nós constituímos uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF), que se chama Itabirito Futebol Clube e disputando o campeonato mineiro da 2ª Divisão, logramos êxito logo no primeiro ano de existência quando conseguimos acesso para o módulo 2 da 1ª Divisão do Campeonato Mineiro Futebol. Isso quer dizer que estamos em um momento muito especial para a cidade, em que o nosso time profissional está completamente interligado com todas as esferas da sociedade itabiritense”, disse o advogado Felipe Fazzion, especialista em SAF e um dos advogados do Athletic, de São João del-Rei.
Fazzion foi um dos palestrantes da Semana Jurídica da Unipac (Faculdade Presidente Antônio Carlos) de Itabirito, que aconteceu durante três dias na Sala dos Ferroviários (salão de vidro) da Praça da Estação. Fazzion foi o convidado da Câmara e explanou sobre SAF no último dia do evento, nesta quarta-feira (9/11).
A Semana foi uma oportunidade para que alunos da instituição e convidados pudessem discutir e aprimorar conhecimentos do mundo jurídico, uma vez que a Unipac disponibiliza reconhecida graduação em Direito em suas dependências itabiritenses.
O evento também contou com apoio da Prefeitura e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Itabirito. “A Câmara é o lugar que faz leis e o curso de Direito tem tudo a ver com a Câmara, ou seja, unir as duas coisas é muito relevante”, disse o diretor da Unipac Itabirito, o advogado Bonifácio José Ribeiro de Andrada.
O presidente da Casa Legislativa de Itabirito, vereador Arnaldo (MDB), e advogados da Câmara também marcaram presença no evento.
O que é SAF?
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021.
A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial. A Lei da SAF, como ficou conhecida, incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.