Jovens da ONG Rede Cidadã se interam a respeito do trabalho na Câmara de Itabirito
Coordenador da Câmara Henrique, Educador Paulo e jovens da Rede Cidadã. Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara
.
Onze jovens com idades de 16 a 18 anos, de Itabirito (MG), visitaram a Câmara de Vereadores itabiritense nesta quarta-feira (24). Eles fazem parte da Organização Não Governamental (ONG) Rede Cidadã, de atuação nacional.
O objetivo da visita foi conhecer o trabalho do Poder Legislativo da cidade, como são feitas as leis e quais as reais competências de um vereador. “Achei interessante. Estive aqui em outra oportunidade, mas não soube de tantos detalhes. O prédio é bonito, gostei da tecnologia e vou vir aqui em uma segunda-feira (às 19h30) para acompanhar a reunião (ordinária)”, disse Ana Carolina Batista (18), uma das visitantes.
De acordo com o educador social da ONG, Paulo Henrique Gonçalves, a principal intenção da Rede Cidadã é incentivar o jovem a alcançar o primeiro emprego. “Todos os que visitaram a Câmara fazem parte do ‘grupo varejo’ e já trabalham no comércio de Itabirito. Eles conseguiram o emprego com o apoio da ONG e com base na lei federal que incentiva a contratação de jovens aprendizes. Há também o ‘grupo administrativo’. Todos têm aulas de contabilidade, combate às drogas, marketing etc”, disse o educador.
A Rede Cidadã, segundo o educador, não é ligada a igrejas nem sequer partidos políticos. e Funciona desde 2016 em uma sala cedida pela Prefeitura de Itabirito, no Terminal Rodoviário.
Segundo o coordenador parlamentar da Câmara, Henrique Melilo, o Legislativo tem a intenção de promover iniciativas desse tipo. “Queremos aproximar a população de Itabirito dos trabalhos legislativos. Isso é extremamente saudável para a democracia. O vereador é o político mais próximo do povo e essa relação tem de ser, de fato, próxima”, disse.