Em 1923, a cidade conquistou sua independência.
Hoje (25/4) faltam exatos 500 dias para o 100 anos de Itabirito. O relógio colocado na Praça da Estação, no Centro da cidade, indica o tempo restante para o centenário itabiritense.
Para o presidente da Câmara, Arnaldo dos Santos (MDB), tal situação é motivo de orgulho. “Só quem é daqui ou mora aqui, sabe o quanto a cidade é importante para nós. Talvez por isso a população seja exigente. E isso é muito importante para que Itabirito melhore a cada dia. Não se aprimora, não se evolui quando se está estacionado. É preciso avançar sempre. Nivelar com o que há de melhor. É isso que esperamos! É isso que o povo quer! É isso que Itabirito merece!”, disse o presidente.
História
Em 1709, houve a descoberta de Itabirito. Em 1752, elevou-se a condição de distrito colonial.
Em 1923, conquistou a independência por mérito do coronel José Theodoro Alves Júnior. Isso porque, na época, o coronel tinha muito prestígio com o presidente Raul Soares (ex-presidente do Estado de Minas Gerais – antes governadores eram chamados de presidentes).
Sendo assim, o coronel Alves decidiu enfrentar os políticos de Ouro Preto, e Itabirito deixou de ser distrito ouro-pretano.