Conheça os PLs que tramitaram na Câmara de Itabirito nesta segunda-feira (8/3)

por Comunicação publicado 09/03/2021 17h05, última modificação 09/03/2021 17h03
Isenção de taxa de alvará para circos, "Socorro nas Escolas", "Programa Educação no Trânsito" foram alguns dos PLs.
Conheça os PLs que tramitaram na Câmara de Itabirito nesta segunda-feira (8/3)

Reunião de 8/3/2021. Foto - Câmara de Itabirito

Nesta segunda-feira (8), em reunião ordinária, foram votados pelos vereadores de Itabirito os seguintes Projetos de Lei (PLs):

PL 3/2021 – Institui a “Medalha de Honra ao Mérito Coronel Alves”. A condecoração será feita anualmente às pessoas (que pelos seus serviços ou méritos) tornaram-se merecedoras do especial reconhecimento.

Coronel José Theodoro Alves Júnior foi responsável pela emancipação de Itabirito e está diretamente relacionado à história do desenvolvimento do município.

Por meio de seu prestígio com o presidente Raul Soares (ex-presidente do estado de Minas Gerais – antes governadores eram chamados de presidentes), Coronel Alves decidiu enfrentar os políticos de Ouro Preto. Sendo assim, Itabirito deixou de ser distrito ouro-pretano. Na Câmara de Itabirito, depois de passar pela primeira e segunda votações, o PL 3 (de autoria do Poder Executivo) foi encaminhado para a redação final.

PL 4/2021 - Trata da isenção de taxas para emissão de alvará para circos itinerantes que se instalam em Itabirito. “O PL visa fortalecer a atividade circense como manifestação cultural importantíssima para o nosso país, nosso estado e também para o nosso município”, informou o Poder Executivo, autor do PL, na “exposição dos motivos”.

Reforçando a importância do PL, “o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico aprovou a deliberação na qual os municípios podem (a partir de 2018) ter legislação específica para salvaguarda das famílias circenses, incentivando circos a permanecerem nas cidades.

Tal situação “tem como consequência repasse de quotas do ICMS Cultural, recurso de suma importância para o município”, informou o Poder Executivo.  Na Câmara de Itabirito, o PL 4 será votado em redação final.

PL 22/2021 – Dispõe sobre o programa “Socorro nas Escolas” para a rede municipal de ensino. A intenção é saber lidar, da forma mais correta possível, com situações de emergência médicas envolvendo alunos. A autoria é do vereador Daniel Sudano (Cidadania).

O PL 22 será votado em redação final. PL 23/2021 – Dispõe sobre o “Programa Educação no Trânsito” sob a forma de tema transversal da grade curricular nas escolas municipais. O objetivo é introduzir o assunto nas instituições de ensino por meio de atividades como palestras, seminários etc. O PL 23, também de autoria do vereador Daniel Sudano, será votado em redação final.