Com restrições, reuniões da Câmara e serviços do CAC Itabirito voltam na segunda (4)

por Comunicação publicado 30/04/2020 18h55, última modificação 30/04/2020 21h22

Reunião da Câmara volta com ressalvas. Foto: Romeu Arcanjo/ Câmara

.

ITABIRITO (MG) – As reuniões ordinárias de vereadores e os trabalhos internos da Câmara e do CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão) voltarão a funcionar, de maneira presencial, nesta segunda-feira (4 de maio).

.

Servidores cumprirão carga horária normal, com restrições sanitárias (uso de máscaras, de álcool em gel, distanciamento entre funcionários etc). Contudo, no horário comercial, a portaria principal da Casa Legislativa (ao lado da Prefeitura) continuará fechada para atendimento externo. Pessoas de fora do quadro de funcionários só poderão entrar no prédio em casos extremos.

.

No CAC, as confecções das carteiras de identidade (RGs) continuarão suspensas por determinação da Policia Civil de MG. O motivo tem a ver com a necessidade, ainda importante, de se evitar aglomerações e também a disseminação do vírus da covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus). Os computadores de internet popular também não estarão disponíveis por enquanto.

REUNIÕES

.

As reuniões ordinárias presenciais dos vereadores, nas segundas-feiras, também voltarão a acontecer, com ressalvas, no Plenário, que não será aberto ao público.

.

Somente vereadores e servidores considerados indispensáveis terão acesso às sessões (o áudio das reuniões continuará sendo transmitido, ao vivo, via YouTube).

GRUPO DE RISCO

.

Por sua vez, vereadores e servidores que fazem parte do grupo de risco serão dispensados das reuniões ordinárias.

.

Entende-se como grupo de risco, pessoas com idade maior ou igual a 65 anos; com doença pulmonar crônica, como enfisema, asma, fibrose cística e fibrose pulmonar; com doença cardiovascular; com diabetes; com insuficiência renal etc.

.

O vereador poderá optar por participar via videoconferência (lembrando que as sessões ordinárias estavam acontecendo nos últimos dias por meio dessa tecnologia).

.

O acesso, mesmo de servidores, ao Plenário, será condicionado ao distanciamento, uso de máscaras, de álcool em gel, bem como a aferição da temperatura antes da entrada de cada pessoa.

CAC - SERVIÇOS QUE FUNCIONARÃO

.

No CAC (com exceção da confecção de RGs e do uso da internet popular) funcionarão os serviços de “perdidos e achados”, de impressão gratuita, de encaminhamento de cidadãos a órgãos competentes, de feitura de certidões (de antecedentes criminais, negativa de débito etc), de confecção de currículos para quem procura um emprego, bem como de impressão de contas.