Câmara promove palestra sobre câncer de mama
Servidores receberam orientações sobre os sinais e formas de prevenção da doença.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este ano devem surgir mais de 60 mil novos casos no Brasil. A informação pode ajudar a salvar vidas. Por isso, a Câmara Municipal de Itabirito promoveu nesta terça-feira (26/10) uma palestra para orientar mulheres e homens a respeito da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.
A enfermeira Rênea Kristtell Cardoso, em parceria com a Unimed Inconfidentes, explicou quais são os sinais e sintomas do câncer de mama. O caroço (nódulo) endurecido, geralmente indolor, é a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos. Também podem ser notadas alterações no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas), saída espontânea de líquido nos mamilos e a pele da mama pode ficar avermelhada.
A mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação de suas mamas. “Na palestra fomos lembrados da importância do autocuidado. Conhecer o seu próprio corpo é muito importante para identificar se aparecer algo de diferente. Tão importante quanto é ter carinho, cuidado e respeito com sua alimentação, com seus hábitos e com seu corpo”, comenta Mariah Valle de Castro, chefe de Recursos Humanos.