Câmara de Itabirito presta as tradicionais homenagens de 7 de Setembro
.
“Não conheço todos os homenageados pessoalmente, mas como é tradição na Câmara de Itabirito, tenho certeza de que a maioria é merecedora do reconhecimento”, disse o prefeito de Itabirito, Alex Salvador (PSD), na noite de sexta-feira (7), durante a tradicional Solenidade de 7 de Setembro na Casa Legislativa de Itabirito. Por meio da qual, os vereadores homenageiam cidadãos que prestam serviços relevantes à sociedade.
.
A solenidade é uma das festividades do Aniversário de Itabirito, que é comemorado no mesmo Dia da Independência do Brasil.
.
Na oportunidade, foi anunciado que existe a intenção da cidade em erguer uma nova sede para o Tribunal de Justiça e uma nova sede para a Câmara de Vereadores. Isso até a cidade completar seus 100 anos. Atualmente, Itabirito está com 95 anos.
.
Ainda foi anunciado, para os próximos meses, a criação do CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão): obra da Câmara de Itabirito.
.
O CAC receberá o nome de Francisco Alves de Souza, o saudoso vereador Ceará. No CAC, haverá emissão de carteiras de identidade, bem como computadores gratuitos, com internet, disponíveis para moradores de Itabirito.
.
A seguir, os homenageados, a categoria da homenagem, e o vereador que fez a indicação:
.
Delegado Rodrigo Macedo Bustamante por indicação do vereador Renê Butekus (PSDB)
.
O delegado foi homenageado com o título de Cidadão Honorário.
.
Ele foi o responsável, como delegado da Policia Civil de Minas Gerais, pela condução do inquérito da catástrofe da Mariana (MG). Tragédia em que uma barragem da Samarco se rompeu matando parte da população do distrito de Bento Rodrigues e causando prejuízos ambientais irreparáveis. O delegado também se destacou com palestras pelo país alertando sobre as implicações da tragédia.
.
Odilon de Lima por indicação do presidente Rodrigo do Porco (PSD)
.
Homenageado com Diploma de Honra ao Mérito, Odilon é ambientalista e proprietário da Fazenda Aurora, em Acuruí (distrito de Itabirito).
.
Ele é colaborador do Projeto Manuelzão (de revitalização do Rio das Velhas), projeto desenvolvido pela UFMG.
.
Empresário Múcio Gurgel por indicação de Toninho da Associação (MDB)
.
Múcio recebeu o Diploma de Mérito Comercial. Proprietário da Uniguincho, ele sempre “buscou a ascensão e a diversificação na prestação dos serviços oferecidos por suas empresas”, informou a Casa Legislativa.
.
Para a Câmara, “Múcio é um exemplo que deixa legados para as futuras gerações”.
.
Lanchonete Irmãos Aguiar por indicação da vereadora Rose da Saúde (PHS)
.
Foi talvez o momento mais emocionante da solenidade. Sem discursar, a vereadora entregou o Diploma de Mérito Comercial para o empresário Anísio Aguiar.
.
A lanchonete é uma das mais conhecidas do Centro de Itabirito e, recentemente, Ademir Aguiar, um dos sócios e irmão de
.
Anísio, morreu vítima de um infarto.
.
A lembrança que remetia a “Jovem” (como Ademir era conhecido) emocionou a todos.
.
Cléa Braga Alves por indicação do vereador Arnaldo (MDB)
.
Cléa recebeu o Diploma de Mérito Educacional. Ela é psicopedagoga e desde 2013 coordena o Projeto Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC).
.
Cléa foi supervisora de duas escolas de Itabirito.
.
Genézio Busato por indicação do vereador Rocha do PT
.
O empresário, dono da Busato, que presta serviços para a Vale, iria atuar por alguns dias em Itabirito, mas percebeu o potencial da cidade e resolveu ficar.
.
Genézio recebeu o Diploma de Mérito Empresarial. Hoje seus empreendimentos geram 70 empregos em Itabirito.
Ângela Mairink de Souza por indicação do vereador Dr. Edson (PRB)
.
A advogada Ângela recebeu o Título de Cidadania Honorária.
.
Ela idealizou e criou condições para a implantação da primeira Delegacia de Mulher da Família de Uberaba (MG).
.
Como ela é candidata à deputada, Ângela mandou representante para buscar seu diploma em obediência à Lei Eleitoral
.
Bar do Chifrão por indicação do vereador Geraldo Mendanha (PSD)
.
Um dos mais tradicionais estabelecimentos comercial da chamada Zona Rural de Itabirito, o Bar do Chifrão (no Córrego do Bação) recebeu o Diploma de Mérito Comercial.
.
O dono, Domingos Sávio Braga, faleceu em fevereiro de 2018, e desde então o empreendimento passou a ser administrado pela viúva Agueda Rodrigues Braga.
.
Adesita por indicação do vereador Max Fortes (PSB)
.
A Adesita (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito) recebeu o Diploma de Honra ao Mérito por meio do empresário Rogério Hamilton.
.
A agência se tornou uma referência na cidade e região na fomentação da geração de emprego e renda e na ajuda a empresas (consagradas ou em início das atividades).
.
Bruno Tasca Cabral por indicação da Mesa Diretora
.
A mais alta condecoração de Itabirito, a Medalha Francisco Homem Dey Rey, foi entregue ao delegado Bruno Tasca, que é professor da PUC de Direito Penal e professor da Faculdade de Direito Dom Elder Câmara.
.
Bruno também é coordenador da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais e é de tradicional família em Itabirito, filho do juiz aposentado Juarez Cabral.
.
Promotor Umberto de Almeida Bizzo por indicação do vereador Ricardo Oliveira (PPS)
.
O título de Cidadão Honorário foi entregue ao promotor Umberto.
.