Hannah Senra e Juanita Vitorino serão as especialistas responsáveis pelo trabalho.
Foto - Universidade Federal de Lavras
Para que mais pessoas acompanhem o trabalho dos vereadores de Itabirito, a partir desta segunda-feira (1º/8), com o fim do recesso parlamentar, a Câmara Municipal terá uma novidade: as reuniões ordinárias em plenário, transmitidas ao vivo pelo YouTube, passarão a ter tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) - usada pelas pessoas surdas.
É a primeira vez que um órgão público itabiritense toma atitude desse tipo. Serão duas especialistas em Libras que se revezarão: Hannah Senra e Juanita Vitorino.
A imagem de uma delas aparecerá no canto da tela durante a transmissão, de forma com que a fala de todos os vereadores seja traduzida simultaneamente. “Isso tornará as sessões mais inclusivas e acessíveis às pessoas com deficiência auditiva. O objetivo é incentivar essa comunidade a participar dos trabalhos da Câmara e aproximar ainda mais o Legislativo do povo de Itabirito”, disse o presidente Arnaldo dos Santos (MDB).
Lembrando que as reuniões ordinárias acontecem todas as segundas-feiras, às 19h30, e a transmissão é feita pelo canal Câmara Municipal de Itabirito, no YouTube.