Câmara avalia mudanças no Carnaval de Itabirito
.
De um modo geral, a avaliação do Carnaval 2018 foi positiva para vereadores de oposição e situação em discursos na Palavra Livre. Contudo, o Circuito dos Trios continua sendo o motivo das ponderações mais acaloradas.
O vereador Rocha do PT disse que achou interessante e bem feita a cobertura da folia feita pelo jornal O Grito.
O vice-presidente da Casa, vereador Renê Butekus (PSDB), escolhido o novo líder de governo pelo prefeito Alex Salvador (PSD), afirmou que a festa foi “recheada de atrações”. Citou o bom trabalho de blocos como Detentos, Sensação, Esquina do Golo e Sem Limites, e ressaltou que “este ano o Carnaval foi dos Prisioneiros”. Elogiou também os trabalhos das secretarias envolvidas e que o pedido para tirar os trios das ruas “foi da associação dos blocos”.
Todavia, Renê afirmou que na sexta-feira (9), o Circuito dos Trios foi uma “baixaria”, um “ringue de luta”, e foram tocados ritmos proibidos pelo decreto municipal. Ele ressaltou que diante de tal situação foi interessante a Prefeitura ter tirado os trios do Circuito Central.
O secretário da Mesa, Geraldo Mendanha (PSD), também elogiou o Carnaval. “Vimos famílias nas ruas e os índices de brigas foram mínimos, sem mortes como se via em outros anos”, disse.
Para Max Fortes (PSB), o Carnaval deste ano foi melhor que o do ano passado. Elogiou a festa no Centro Histórico, disse que a folia na quinta-feira foi consolidada, bem como no sábado à tarde. “Pode ter perdido em quantidade, mas ganhou em qualidade”, acredita o edil do PSB referindo-se à festa.
Segundo Max, pontos precisam ser melhorados. “Estou falando do Circuito dos Trios e a Prefeitura sabe disso”, afirmou.
O vereador Arnaldo (PMDB) salientou que o ponto alto da festa foi a segurança e a limpeza. “Às 7h da manhã, a cidade já estava limpa e cheirosa, pronta para outro dia de festa”, disse o edil.
Outros assuntos tratados durante reunião
Indicações foram aprovadas, assim como o requerimento, dos vereadores da base do prefeito, convocando o chefe do Executivo Municipal a participar da reunião ordinária em data ainda a ser definida.
Por sua vez, os requerimentos do vereador Ricardo Oliveira (PPS), solicitando que a Prefeitura realize audiências públicas para discutir a instalação de Maravilhas III (barragem de rejeito de minério da Vale) e para que o Município preste esclarecimentos sobre os últimos empréstimos contraídos pelo Executivo, foram encaminhados para assessoria jurídica.