CAC Itabirito terá ponto de apoio da GM e PM atendendo os que precisam de um BO

por Comunicação publicado 11/03/2020 17h35, última modificação 11/03/2020 19h28
CAC Itabirito terá ponto de apoio da GM e PM atendendo os que precisam de um BO

Renê (presidente), Henrique (chefe do CAC), Peterson (PM) e Lopes (GM) durante a reunião para discutir segurança. Foto: Câmara

.

Auxiliar a população de Itabirito na confecção de boletins de ocorrência (BOs) por meio da Delegacia Virtual.

.

Essa é a nova função que poderá ser realizada no ponto de apoio da Guarda Civil Municipal (GM), que será instalado dentro do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), órgão de responsabilidade da Câmara Municipal de Itabirito, e que fica no Centro da cidade (perto da padaria do Charles)

.

A intenção é que ponto de apoio esteja disponível já no começo da segunda quinzena de março de 2020. Contudo, a bem da verdade, o espaço já está sendo utilizado pelos guardas.

.

“Além de auxiliar os interessados em fazer um BO, a presença da guarda ajudará na segurança de funcionários e usuários do CAC, dando inclusive mais visibilidade para a Guarda, uma vez que o CAC é um espaço público central e de grande movimentação. É uma forma também de aproximar a GM da população”, disse o comandante Lopes, da Guarda Civil Municipal de Itabirito.

.

O ponto de apoio também poderá ser utilizado pela Polícia Militar (PM). Na quinta-feira 5 de março, uma reunião aconteceu no Gabinete da Presidência da Casa Legislativa de Itabirito para discutir assuntos relacionados à segurança do Município. A abertura do ponto de apoio foi um dos temas.

.

Participaram da reunião o vereador presidente Renê Américo da Silva, o tenente PM Peterson, o comandante GM Lopes e o chefe do CAC Henrique Melilo.

.

Quais ocorrências poderão ser feitas por meio do CAC (Delegacia Virtual)?

.

Podem ser feitas ocorrências de furto ou perda de placa de veículo; furto ou perda de documentos (exemplos: CRV, CRLV, RG, CPF, CNH , títulos e certidões); furto ou perda de objetos; furto ou perda de referências financeiras (como cartões bancários, cheques e dinheiro); denúncias anônimas ou denúncia com identificação para retorno da investigação.

.

É importante salientar que qualquer usuário, sabendo informar RG e CPF, pode acessar a Delegacia Virtual, sem necessidade de se deslocar até o CAC.

.

Quais são os outros serviços oferecidos pelo CAC?

.

O CAC  oferece (gratuitamente), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h: internet gratuita (em seis modernos computadores); confecção de currículos; inscrições em concurso público e vestibulares; obtenção de certidões diversas; consulta à legislação; impressão de segunda via de contas; cadastramento e entrega dos documentos perdidos no Município de Itabirito etc.