Com agendamento presencial, nova Carteira de Identidade Nacional já está disponível para emissão gratuita no CAC Itabirito
Agendamento deve ser feito na Travessa Dona Cristina (atrás do Farid Home Center), no bairro Santa Efigênia, das 7h às 18h.
Novo modelo adota um padrão nacional, incorporando um número único para todas as unidades federativas, fundamentado no CPF. Foto: Divulgação/Agência Brasil.
Os cidadãos de Itabirito já têm acesso à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que está disponível para emissão gratuita no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) Francisco Alves de Souza.
O CAC iniciou a confecção do novo modelo em dezembro de 2023. A principal novidade é que o documento adota um padrão nacional, com um número único para todas as unidades da federação, baseado no CPF. Além disso, o novo documento visa estabelecer um padrão de emissão em todo o Brasil, visando a prevenção de fraudes, e apresenta elementos de segurança adicionais, como QR Code e zona de leitura automatizada.
Para solicitar o atendimento, é necessário fazer o agendamento prévio presencialmente, na Travessa Dona Cristina (atrás do Farid Home Center), no bairro Santa Efigênia, das 7h às 18h. Não há limite diário de agendamentos. O cidadão apenas precisa chegar ao CAC até 17h50 para solicitar o serviço.
A emissão da carteira também é realizada presencialmente no CAC, em horário e dia agendados. Os documentos necessários incluem certidão de nascimento ou casamento, em bom estado e sem comprometer a originalidade, e um documento que contenha o número do CPF da pessoa. Importante ressaltar que não é mais necessário levar fotos 3x4, pois o registro é feito no próprio local, exceto para crianças que não possam posar sem o auxílio de terceiros, nesses casos, os responsáveis devem levar fotos com fundo branco.
A emissão da primeira via e renovações é gratuita. Entretanto, em caso de perda, o cidadão precisará arcar com os custos da nova via, estabelecidos em R$ 100,74. Em situações de furto ou roubo, a isenção da taxa é possível mediante apresentação do boletim de ocorrência em até 60 dias do incidente, ou em caso de hipossuficiência.
A troca imediata para o novo modelo não é obrigatória. A população terá até 28 de fevereiro de 2032 para se adequar à nova versão, sendo que o RG atual continua válido até esse prazo. A versão digital da nova carteira poderá ser acessada pelo aplicativo GOV.BR, conferindo validade oficial, similar ao que ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).