Câmara de Itabirito realiza Conferência sobre Direito das Pessoas Idosas

por Comunicação — publicado 14/12/2021 18h05, última modificação 14/12/2021 18h29
Evento contou com a participação do secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa.
Câmara de Itabirito realiza Conferência sobre Direito das Pessoas Idosas

Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa. Foto: Comunicação

Nesta segunda-feira (13), a Câmara de Itabirito realizou a Conferência Municipal “Direito das Pessoas Idosas: os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. O evento foi conduzido por Antonio Costa, secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 


O secretário mostrou a atual situação do Brasil e a perspectiva para o futuro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 32 milhões de idosos. Em 2060, ¼ da população mineira será de pessoas da 3ª idade “Se os municípios não se prepararem para que as pessoas idosas tenham qualidade de vida, isso vai trazer problemas enormes de financiamento para o sistema de saúde local”, afirma. 


O secretário também falou da importância da efetividade dos conselhos municipais dos idosos e mostrou como Minas Gerais é deficiente neste quesito: o estado possui 853 municípios, mas apenas 244 conselhos. “Muitas cidades não têm políticas de defesa dos idosos em caráter permanente, que possam fazer realmente um elo com as prefeituras, com as câmaras municipais”, revela Costa.


Outro dado alarmante é o crescimento da violência contra o idoso. De acordo com o secretário, este ano foram registradas 230 mil violações até o mês de setembro, pelo Disque 100 (plataforma de denúncias do governo federal). “Essas violações ocorrem 90% no seio familiar. A gente não vai ver nenhum idoso apanhando na rua, pois a população não deixa. Mas dentro de casa, ele está apanhando, ele está sofrendo”, afirma.


Representantes do Hospital São Vicente de Paulo, do Conselho do Idoso, do Conselho Tutelar, do Grupo Fim de Tarde e da Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac participaram da Conferência. Para o presidente da Câmara de Itabirito, Leandro Silva Marques, o evento foi de extrema importância para que o poder público e as entidades do terceiro setor saibam como buscar recursos e assim garantir os direitos das pessoas idosas no município. “Ficou claro quais são as possibilidades que temos de trazer recursos para a nossa cidade. Vamos buscar mais parcerias para que nossos idosos possam envelhecer de forma digna. Eles têm direito a isso, depois de tanto trabalhar e contribuir para a nossa sociedade”, afirma.