Câmara de Itabirito protocola pedido de melhorias do serviço prestado pela Cemig no Ministério Público
por Comunicação
—
publicado
14/11/2024 17h30,
última modificação
14/11/2024 17h53
Ofício também foi encaminhado à Prefeitura e ao presidente da concessionária de energia elétrica.
Presidente da Câmara de Itabirito assina protocolo pedindo melhorias à Cemig. Foto: Comunicação
O presidente da Câmara Municipal de Itabirito, Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), protocolou no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) um ofício solicitando melhorias no serviço de fornecimento de energia elétrica na cidade. O documento também foi encaminhado ao prefeito do município, Orlando Caldeira, e ao presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.
O ofício foi protocolado após a Câmara de Itabirito receber uma série de reclamações relacionadas à queda de energia na cidade, bem como a demora no restabelecimento do serviço. “Diversos pontos de Itabirito passam por picos de energia durante o dia e a noite, o que afeta as atividades cotidianas, danifica bens materiais e também coloca em risco a vida dos moradores, que dependem da energia para manter o funcionamento de aparelhos de saúde”, explicou o presidente da Câmara.
De acordo com o ofício, a Cemig informou que não possui um setor especializado para a manutenção e restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em Itabirito. Assim, quando surge uma demanda, é necessário que uma equipe se desloque de outras cidades, o que aumenta ainda mais o tempo de espera para que o problema seja resolvido.
Baseado no princípio da obrigatoriedade da continuidade da prestação do serviço público, descrito na Constituição Federal, o ofício solicita que a Cemig estabeleça em Itabirito uma equipe que realize prontamente os serviços necessários para restabelecimento de energia, cumprindo, assim, a obrigação da companhia enquanto concessionária de serviço público.
“Resolver os problemas de falta de energia não é mero capricho, mas uma necessidade imprescindível, um dever. Nos últimos anos, a população de Itabirito tem crescido muito, o que intensifica a urgência de uma equipe de prontidão capaz de atender às demandas relacionadas à falta de energia. Este foi o primeiro passo. E vamos continuar trabalhando até que esta questão seja definitivamente resolvida”, afirmou o presidente da Câmara.