Ferramenta vai modernizar e tornar mais ágil as reuniões legislativas.
Curso SAPL foi ministrado on-line para a Cãmara de Itabirito. Foto: Comunicação
O presidente da Câmara Municipal de Itabirito, Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), e servidores da Casa participaram, nesta quinta-feira (21/11), do primeiro treinamento on-line sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). A ferramenta, desenvolvida pela Interlegis (programa do Senado Federal), tem o objetivo de informatizar a produção legislativa das Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas, sem custos financeiros.
O presidente da Câmara de Itabirito firmou um acordo de cooperação técnica com o Senado Federal para a Casa Legislativa utilizar o SAPL. No treinamento, foram repassadas informações de como utilizar o sistema. Entre as principais funções, estão:
- elaboração de proposições;
- protocolo e tramitação das matérias legislativas;
- organização das sessões plenárias;
- manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações, etc.
O SAPL vai simplificar a atividade dos parlamentares e também dos servidores. Também vai colaborar com a transparência da Câmara, já que permite que os cidadãos conheçam as ações dos vereadores, acompanhem processos e façam pesquisas sobre as leis votadas e aprovadas. “Com certeza, estamos dando um passo importante para tornar nossa Casa mais moderna e dinâmica”, comentou o presidente Pastor Anderson do Sou Notícia.