Câmara de Itabirito aprova criação do “Selo Ecologicamente Correto”
por Comunicação
—
publicado
26/05/2022 15h25,
última modificação
26/05/2022 15h27
Identificação será concedida aos estabelecimentos que descartarem adequadamente o óleo vegetal no município.
O óleo vegetal, mais conhecido como óleo de cozinha, é altamente poluente. Para se ter uma ideia, cada litro do produto consegue contaminar 25 litros de água. Para fomentar a cultura do descarte correto deste óleo, a Câmara Municipal de Itabirito aprovou, em 2ª discussão, o Projeto de Lei nº 69/2022.
De autoria do vereador Lucas do Zé Maria (MDB), o PL cria o “Selo Ecologicamente Correto” em Itabirito e será dado aos estabelecimentos que derem a destinação adequada ao descarte do óleo vegetal no município. O produto deverá ser colocado em garrafas pets e entregue ao setor de coleta no Parque Ecológico, que recolhe este material no município.
“Essa medida incentiva a reciclagem e evita o descarte incorreto do óleo, que poderá ser utilizado na produção de outros materiais, como sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro, entre outros. Tenho certeza que este projeto será de grande valia para o nosso Meio Ambiente. Precisamos mudar antigos hábitos e pensar no que podemos fazer, diariamente, para cuidar do nosso planeta”, comenta o vereador Lucas.