Transtornos causados pela chuva é assunto na sétima Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itabirito.

por Comunicação publicado 30/03/2017 14h05, última modificação 30/03/2017 14h05

Na última segunda-feira (27/03) os vereadores se reuniram no plenário da Câmara Municipal para mais uma Reunião Ordinária. Na tribuna, o assunto mais comentado entre os vereadores foi a respeito da forte chuva que ocorreu no domingo (26/03) e que trouxe transtornos para alguns pontos da cidade. A vereadora “Rose da Saúde” pediu pelos moradores dos bairros Vila Gonçalo, Praia e do Cabral que, segundo ela, foram muito prejudicados por causa do incidente "o transtorno que teve no centro da cidade, não chegou ao pé do problema que tiveram os moradores desta localidade. Teve gente que perdeu as coisas dentro de casa por causa dessa chuva que caiu ontem na nossa cidade".

O vereador Geraldo Mendanha chamou atenção para a intensidade da chuva "Foi uma chuva que demorou nem mais que dez minutos ou um pouco mais que isso... às vezes tem aquela chuva que fica uma semana chovendo, mas não chove o tanto que choveu em dez minutos"  para o vereador, é necessária a criação de uma comissão de fiscalização do Rio Itabirito, árvores e demais elementos que podem contribuir para transtornos em tempos de chuva. Seguindo esta linha, o vereador Max Fortes citou o requerimento de sua autoria que pede à Secretária do Meio Ambiente a formalização via decreto da “Rede De Monitoramento do Rio Itabirito” que segundo ele já existe, mas ainda não está formalizada, ponto que para o vereador é importante para que se possa dar maior autonomia e credibilidade à rede, o vereador reafirmou que esse monitoramento será útil também para a prevenção em casos de chuvas fortes como a que ocorreu.

Dando seqüência o vereador Arnaldo comentou sobre o bairro Santa Rita e elogiou o colega de bancada, Toninho da Associação, por sua “luta” a favor do bairro para desassorear o “Rio da Carioca....a situação nesse caso foi muito lamentável, um volume de água muito grande... e o Toninho tem cobrado, nós estivemos em contato com a Secretaria de Meio Ambiente porque realmente, o Rio da Carioca precisa ter uma interferência urgente na sua situação", o vereador Toninho acrescentou "quero dizer a vocês que a gente está trabalhando nesse sistema da limpeza do Rio da Carioca, essa é uma forma de estar preservando o meio ambiente, uma vez que, hoje, nós temos que cuidar muito do Meio Ambiente, porque a natureza é severa e realmente quando a gente não ajuda no meio ambiente, somos cobrados pela natureza como temos visto em nossa cidade e em outros lugares."

O vereador Dr. Edson também comentou o assunto afirmando que deve haver também preocupação individual de todos com o problema "tem a parte do poder público que tem a responsabilidade de fazer a manutenção, mas todo mundo é responsável pela questão ambiental".  Renê Butekus concordou "Vamos atentar a isso, porque questões ambientais tem que se tratar de parceria. A prefeitura tem que fazer seu papel, mas a população também tem que fazer o seu, porque se não fizer, não vai ter jeito de chegar a um consenso", finalizou.

A sétima Sessão Plenária contou com a presença de alguns dos integrantes da UJS que manifestaram apoio ao Projeto de Lei que concede reajuste aos Professores da Rede municipal de Educação e, também, manifestaram repúdio contra a atual Reforma da Previdência Social, em trâmite no Congresso Nacional, a qual são contra.

Por fim, na matéria do dia, foram aprovados com em primeira discussão, os Projetos de Lei 10/2017 e 11/2017 e foram enviados para suas Comissões competentes os Projetos de Lei 12/2017 e 13/2017.