Emprego, saúde e manutenções urbanas foram temas principais da primeira reunião do ano na Câmara dos Vereadores.

por Comunicação publicado 07/02/2017 17h30, última modificação 08/02/2017 12h51

Bancadas dos vereadores.

Na segunda feira (06), foi realizada a primeira reunião ordinária do ano no plenário da Câmara Municipal de Itabirito. Na sessão que marcou o início às atividades de 2017 dos vereadores no município, estavam presentes os membros do legislativo, imprensa e a sociedade civil. O presidente da Câmara, Zé Maria, iniciou a reunião desejando positividade aos trabalhos dos vereadores “A todos, gostaria de desejar boas vindas. Hoje nós iniciamos as reuniões do ano de 2017, que seja um ano positivo e de muito trabalho a favor da população de Itabirito” disse.

Dentre os assuntos tratados, houveram três pontos principais levantados entre as proposições realizadas. O primeiro a respeito da necessidade de manutenção e melhoria urbana em vários pontos do município e o segundo em relação à questão do desemprego, que assombra todo o país.

Foi unanimidade entre os vereadores, que as novas vagas de empregos, criadas em Itabirito, sejam prioritariamente destinadas aos residentes do município para, assim, dar melhores oportunidades para que eles enfrentem a crise econômica que atualmente é realidade em todo o país. O vereador Max Fortes ressaltou “estamos chegando a quase treze milhões de desempregados no país. É um momento muito desafiador, mas temos que trabalhar para superar esse momento”. Foi enfatizado o fato de que o desemprego crescente na cidade deve ser controlado e por isso a necessidade de que a população itabiritense tenha preferência nas vagas que surgirem. “A gente tem que sonhar e acreditar que as coisas vão melhorar”, afirmou o vereador Geraldo Mendanha que complementou dizendo que há esperança de que a Vale, Coca Cola e outras empresas terceirizadas instaladas na cidade, invistam em empregos para a população de Itabirito.

Outro assunto veemente tratado na reunião foi em relação às questões ligadas às condições de saúde, especificamente a falta de medicamentos que ocorre em algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. O assunto foi abordado na Tribuna pela Vereadora Rose da Saúde e pelo Vereador Arnaldo que explicou “a falta de medicação ocorre por alguns motivos, por exemplo, o estado não mandou sua cota de medicamentos, a prefeitura completou com sua parte, mas como o estado não mandou, está faltando”.

Por fim, na ordem do dia foram encaminhados as Comissões o Projeto de Lei nº 1/2017 que denomina as Alamedas no Loteamento Residencial Caquende e Loteamento Residencial São Gonçalo, localizados na URBE – DE – Caquende (Zona Urbana Especial – Diretrizes Especiais) de autoria do vereador Max Fortes e o veto integral ao Autógrafo de Lei nº 76/2015, este ultimo de autoria do Poder Executivo.