Debate entre candidatos a prefeito de Itabirito é adiado

por itb publicado 13/06/2019 16h05, última modificação 13/06/2019 16h55
Debate entre candidatos a prefeito de Itabirito é adiado

Prefeitura de Itabirito. Foto: Romeu Arcanjo

 

.

O debate entre os candidatos a prefeito de Itabirito, que seria neste sábado (15), foi adiado. Ainda não há nova data definida para o debate, que deve acontecer em agosto.

.

O motivo do adiamento do debate foi o adiamento, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da eleição extemporânea em Itabirito.

.

A nova data para eleição em Itabirito é dia 1º de setembro (a princípio, o pleito estava marcado para 7 de julho).

.

De acordo com o site do tribunal, a eleição “foi adiada pela Corte Eleitoral mineira devido à documentação enviada à Justiça Eleitoral pela Defesa Civil do município, que apresentava considerações e indagações relativas a algumas medidas de segurança no dia da eleição, especialmente em função do risco de rompimento das barragens Forquilha I e III, da Vale. 

.

Em ofício enviado ao tribunal no dia 6 de junho, a Defesa Civil de Itabirito informa que a Vale alertou que as barragens de mineração estão em situação nível 3 - último nível de segurança, que indica risco iminente ao município. Segundo o documento enviado, a realização da eleição suplementar deve gerar uma concentração de pessoas na área considerada de risco e seria necessário um plano de contingência para o dia de votação. Como o dia 7 de julho está muito próximo para uma melhor análise da situação e para uma eventual tomada de medidas por parte dos responsáveis, o Tribunal decidiu adiar a eleição para que a Defesa Civil Estadual colabore na busca de soluções para a questão. 

.

A decisão pela nova data foi aprovada pela Corte Eleitoral nesta quarta-feira (12), em sessão presidida pelo desembargador Pedro Bernardes, e será publicada na íntegra nos próximos dias”.

.

Com informações do site do TRE 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.