"Ciclista Legal": Secretaria Municipal de Trânsito realiza Solenidade de Entrega de Premiação a estudantes no plenário da Câmara Municipal de Itabirito.

por Assessoria de Comunicação publicado 25/10/2017 12h57, última modificação 25/10/2017 12h57

Na noite dessa segunda feira (23) aconteceu no Plenário José Bastos Bittencourt a Solenidade de Entrega de premiação da 1ª edição do concurso SETRAM de Educação para o trânsito de Itabirito. A primeira edição do concurso teve como tema o termo "Ciclista Legal" e foi realizada através da Secretária Municipal de Transito na Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira. Foram cerca de 800 alunos participantes e os prêmios foram entregues à alunos do 1º ao 9º ano divididos em cinco categorias de acordo com  a faixa etária das crianças. O concurso consistia em elaboração de desenhos, cartazes e produções de textos e os vencedores receberam prêmios como equipamentos de ciclismo e bicicletas.

De acordo com representantes da Secretaria Municipal de Trânsito, ações foram adotadas durante o projeto "após participarem de palestras ministradas pela Guarda Municipal, bem como simulações de acidentes realizadas pelo Corpo de Bombeiros Municipal próximo a escola, todos os trabalhos apresentados adotaram a concepção de trânsito como um direito de todos, em consonância ao estabelecido código CTB privilegiando valores, posturas e atitude de cidadania no trânsito, tendo como palco, a cidade de Itabirito". Ainda segundo os representantes, o julgamento do concurso foi realizado em duas etapas sendo a primeira parte entre professores e supervisores da escola representantes da Secretaria Municipal de Educação e a segunda parte entre a diretoria técnica de Trânsito e a Guarda Civil Municipal, ambos integrantes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.

Segundo Anísio Bueno, Diretor Municipal de Trânsito e idealizador do projeto, "A campanha "Ciclista Legal" foi realizada com um objetivo bem definido, provocar na sociedade em geral e principalmente nos amantes do ciclismo, uma reflexão quanto ao comportamento inadequado de grande parte dos ciclistas em Itabirito, o que não é difícil de ser observado". Para Anísio, delitos como, por exemplo, andar na contramão e empinar as bicicletas, causam insegurança no trânsito, principalmente à população idosa e infantil que tem a mobilidade reduzida "para provocar essa reflexão, foram desenvolvidas diversas peças com o tema, como banners, spot para rádios, cartilhas, adesivos para veículos e backbus, mas ao meu ver o que foi mais eficaz na campanha, foram as palestras que foram carinhosamente aplicadas pela Guarda Municipal de Itabirito para todos os alunos da Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira de forma que ao receberem informações e orientações sobre o tema, pudesse materializar o conhecimento adquirido através dos trabalhos realizados em sala de aula" concluiu.   

Na matéria do dia foram aprovados os Projetos de Lei nºs 27, 52, 53, 54 e 55/2017, foi pedido vista nos Projetos de Lei 56, 57 e 58/2017 e o Projeto de Lei 60/2017 foi encaminhado para sua devida comissão .

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.