Capitão Gláucio participa de reunião na Câmara Municipal

por itb — publicado 24/04/2015 15h05, última modificação 24/04/2015 15h11

Na reunião da segunda-feira (30) o Capitão da Polícia Militar de Itabirito, Gláucio Sigaud, participou da reunião da Câmara de vereadores, em solicitação ao requerimento do vereador Rildo Xavier de Morais, para esclarecer as medidas da polícia sobre os últimos crimes cometidos na cidade.

Os vereadores debateram e destacaram a onda de criminalidade nos últimos meses, que vem assustando a população. O Presidente da Câmara, vereador Max Fortes, enfatizou a questão do trabalho integrado, com cada órgão fazendo o seu papel, em conjunto com a rede de vizinhos. O vereador complementou sobre a importância da família na criação dos filhos, assumindo seu papel na criação e incentivando ao estudo e na prática de esporte.

O Capitão explicou que, se comparada a outras cidades da região, Itabirito é a cidade que apresenta os menores índices de criminalidade, e o que pode tirar a sensação de segurança da população são as informações repassadas pelas redes sociais, pela velocidade da informação. “As pessoas têm se sentido inseguras, isso até mesmo pelos crimes que têm ocorrido, pois foram graves, com arma de fogo e muita vezes deixando vítimas fatais, e a transmissão veloz dessas informações assusta. O nosso maior desafio é retornar com a sensação de segurança”, complementou o Capitão.

Outro ponto destacado pelo Capitão foi os índices do primeiro trimestre de 2015. De acordo com os números levantados pela Polícia Militar, os números de homicídios cometidos até março de 2015, são igualmente aos de 2014 durante todo o ano, sendo sete homicídios consumados.

Ao final, o Capitão Gláucio destacou que a participação popular é fundamental no auxílio ao combate à criminalidade. “Nós já trabalhamos com a mobilização da população via debates. Podemos reforçar essas ações promovendo mais encontros como o de hoje, solicitando a participação de outras autoridades do município e até mesmo do estado”. Complementando a fala, o Capitão sugeriu campanha de desarmamento de arma de fogo, assim como também desarmar o espírito, “pois hoje as pessoas estão muito violentas, com ações muito agressivas e famílias desestruturadas. É preciso também focar nessas ações e principalmente nos jovens”, destacou o Capitão.