Câmara aprova reajuste salarial para professores municipais de Itabirito.

por Comunicação publicado 05/04/2017 15h58, última modificação 05/04/2017 15h58

Na Reunião Ordinária da última segunda feira (03/04) os vereadores se reuniram na Câmara Municipal e aproveitaram para prestar homenagem ao colega ex-vereador "Ceará" que era conhecido por sua amizade e dedicação para com a população de Itabirito. Ceará faleceu na manhã da última quarta feira devido ao câncer de pulmão e, durante a sessão, foi elogiado por todos os colegas presentes que prestaram suas condolências. Ainda na Reunião, foi aprovado o Projeto de Lei nº 12/2017 que altera a Lei nº 2856, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Funcionários Públicos da Educação Básica do Município.

O projeto foi discutido anteriormente pelos vereadores que se mostraram positivos e favoráveis ao reajuste que defendem ser justo e de total mérito dos educadores. O vereador "Rocha" frisou a essencialidade do reajuste para a categoria e classificou o Projeto como fundamental para garantir aos servidores de educação o Piso Nacional da categoria "É importante porque tem muitos municípios que tem tido dificuldade para poder pagar o piso devido a queda da receita, então esse projeto é de extrema importância, é um projeto de alta relevância porque é o professor, o educador que está na sala de aula educando nossos filhos, os futuros cidadãos em pleno gozo do direito no exercício do dia a dia... falo isso porque acima de tudo  eu sou professor, acho importantíssimo o investimento na educação e o melhor caminho que nós temos é a educação."

Arnaldo chamou atenção para um comparativo entre Itabirito e as demais cidades que tem enfrentado dificuldades em manter ou proporcionar o salário base dos educadores "hoje se considerarmos que algumas cidades não conseguem fazer esse plano de retorno, em Itabirito se você olhar proporcionalidade - porque esse piso é para 40 horas e em Itabirito são 30 horas - já se paga proporcionalmente mais que o Piso, no passado já se estava recebendo porque a lei que determinou o Piso também determinou que se fosse menos horas trabalhadas poderia ter essa redução, então em Itabirito, se formos analisar nessa lógica de todas as cidades, paga-se mais que o Piso. Então é sempre bom votar nesse tipo de projeto."

Por fim, o presidente da câmara, "Zé Maria" comentou que "tem muita gente questionando 'ah, que se deu reajuste só para os professores" e eu tentei explicar para várias pessoas, mas algumas não entendem" e Max Fortes complementou explicando que "realmente é um projeto muito importante, pois valoriza um profissional essencial que é o profissional da educação. É um passo importante, a prefeitura tem estudado o reajuste para as demais categorias, então é importante que os demais servidores tenha essa consciência do esforço da prefeitura e que essa primeira sinalização foi possível graças a essa verba carimbada como uma complementação do orçamento da prefeitura, mas que se está estudando uma possibilidade de também haver reajuste de cenário (do país inteiro), nós estamos vendo que as prefeituras estão demitindo e, grande parte - eu acho - estão com salários atrasados tendo que parcelar os salários para conseguir honrar com esse compromisso. Então a gente vota realmente favorável, com muita alegria e com muito prazer destacando a importância do esforço da prefeitura nesse momento", finalizou.