Bombeiro Municipal de Itabirito completa 20 anos; Veja vídeos

por Assessoria de Comunicação publicado 09/05/2019 17h45, última modificação 13/05/2019 15h14
Bombeiro Municipal de Itabirito completa 20 anos; Veja vídeos

Bombeiros e público na cerimônia. Foto: Câmara de Itabirito

O Bombeiro Municipal de Itabirito comemorou 20 anos em uma cerimônia que reuniu autoridades como Arnaldo Pereira dos Santos (prefeito interino de Itabirito), Angelo Oswaldo (ex-secretário de Estado e ex-prefeito de Ouro Preto) e José Maria Gomes (coronel aposentado do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Minas Gerais).

A solenidade foi nesta quarta-feira (8), na sede dos bombeiros, que fica atrás do Terminal Rodoviário de Itabirito. “Comemorar 20 anos é fácil. O difícil é comemorar tal data com a história que tem os bombeiros”, disse o prefeito interino de Itabirito.

A cerimônia começou com uma rápida marcha dos bombeiros em frente ao quartel. Depois, celebrações religiosas se deram a cargo do padre Edmar (Paróquia de São Sebastião) e da pastora Sueli Anchieta.

O vereador Veirlâneo Ferreira (PV), bombeiro licenciado, disse que a criação da corporação foi um ganho expressivo para a população. “Trata-se da primeira instituição municipal do tipo (atualmente não voluntária) legalizada do Estado de Minas Gerais. Tivemos apoio da Prefeitura não somente com relação à melhoria dos vencimentos, mas também no que diz respeito ao aparato. Quando começamos, muitas vezes, usávamos nossos carros particulares para atender ocorrências. Hoje temos sede excelente, viaturas, caminhão, ambulâncias e equipamentos de mergulho de última geração”, disse ele.

O presidente Rodrigo do Porco (PSD) afirmou que o trabalho dos bombeiros é muito bem visto pela população e é de suma importância para cidade. “O que seria de nós se dependêssemos de outros municípios?”, questionou o vereador presidente.

O edil Renê Butekus (PSDB) salientou que o bombeiro de Itabirito é a única instituição do tipo, não militar e não voluntária, reconhecida em Minas Gerais. “Serviço de qualidade. São 20 anos salvando vidas”, opinou Butekus.

Para o vereador Atila Tila do Social (PMN), é importante Itabirito ter uma corporação qualificada com efetivo eficiente e uma boa estrutura. “Os bombeiros salvam vidas e são preparados para voltar vivos para a casa. Digo isso porque muitas vezes quem salva se esquece da própria vida”, salientou Tila.

O vereador Max Fortes também esteve presente.

AVANÇOS

O secretário de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Itabirito, Carlos Henrique Luke, anunciou sua expectativa de aumentar o efetivo dos bombeiros com mais “homens” e disse que daqui a 40 dias, mais ou menos, os bombeiros receberão uma nova ambulância para atender à população de Itabirito.

Alguns personagens importantes da história dos bombeiros de Itabirito marcaram presença na comemoração.

Angelo Oswaldo era secretário de Estado da Cultura quando o bombeiro de Itabirito foi criado. Segundo o próprio, ele contribuiu para que o então governador na época (Itamar Franco) desvinculasse os bombeiros militares da Polícia Militar.

Tal medida foi essencial para a legalização dos bombeiros municipais em algumas cidades de Minas. Isso porque os os militares bombeiros passaram a ter mais autonomia inclusive para aceitar parcerias dos municípios.

Outros presentes na comemoração, o coronel aposentado José Maria Gomes e o ex-diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Evandro Xavier, que na época ocupavam os respectivos cargos, também colaboraram sobremaneira para a criação dos bombeiros municipais em Itabirito no que diz respeito à legalidade da corporação.

Também presente, outra figura de destaque nos primórdios dos bombeiros de Itabirito, Leandro Dias, atual presidente do PC do B. Antes da formação dos bombeiros itabiritenses, Leandro começou (em um curso de brigadistas na Serra da Moeda) os primeiros contatos para o reconhecimento, perante o Estado e o Município, dos bombeiros de Itabirito.

Esses contatos se deram com a participação de Genário Magela, que época era presidente da UAI (ONG União Ambientalista de Itabirito), entidade da qual Leandro também fazia parte. As histórias da UAI e dos bombeiros, em determinado momento, confundem-se.