Barragens em Itabirito: Plano de Evacuação Emergencial está na íntegra no site da Câmara

por Comunicação publicado 07/03/2019 16h25, última modificação 27/09/2022 12h04

Região das barragens Forquilhas, em Ouro Preto. Foto: TV Globo Minas

.

A Câmara de Vereadores de Itabirito recebeu da coordenadora da Defesa Civil do município, Rosanna Sousa, o “Plano de Evacuação Emergencial Barragem de Forquilha”. Trata-se das ações a serem colocadas em prática caso "estoure" alguma das três barragens de nome Forquilhas, localizadas em Ouro Preto. Essas barragens pertencem à Vale.

.

O plano está na íntegra no site da Câmara, disponível para consultas. Para acessá-lo, CLIQUE AQUI.

O documento apresenta os pontos para a onde as pessoas em Itabirito devem ir imediatamente caso rompa uma dessas barragens. São 14 pontos que são considerados seguros.

.

Além disso, o plano traz por meio de tópicos em quadros, as estratégias a serem utilizadas (sirenes, carros de som etc) caso haja necessidade de alguma evacuação.

.

Segundo a Defesa Civil, a probabilidade de acontecer alguma tragédia em Itabirito é mínima. Isso porque, de acordo com a resolução de número 4 do Governo Federal, emitida em 15 de fevereiro de 2019, todas as barragens a montante (acima) de qualquer cidade passaram de nível 1 para nível 2. Quer dizer que essas barragens atualmente estão em estado de alerta. E, por isso, passam por monitoramentos diários. Monitoramentos esses feitos pela Vale e enviados diariamente para a Agência Nacional de Mineração. Trata-se de uma ação preventiva com base na nova lei.

.

É o caso das três barragens de nome Forquilhas que estão a montante do Rio Itabirito.

.

Que fique claro: a preocupação é preventiva e em respeito à lei federal. Não existe nenhum sinal de que essas barragens se romperão.

.

Ainda se acordo com a resolução, em três anos, todas as barragens a montante serão eliminadas. E o rejeito delas será retirado.