Audiência Pública de lançamento da revisão do Plano Diretor, promovida pela PMI, é realizada no Plenário da Câmara Municipal de Itabirito.

por Assessoria de Comunicação publicado 06/10/2017 14h10, última modificação 06/10/2017 15h52

Na última quarta feira (4) aconteceu, no plenário da Câmara Municipal, a Audiência Pública de lançamento da revisão do Plano Diretor, promovida pela Prefeitura Municipal de Itabirito. Essa foi a primeira audiência sobre o Plano e o objetivo foi, nesse primeiro momento, de apresentar o projeto da revisão para a população e para solicitar e incentivar a participação popular nas demais Audiências que serão realizadas.  Os vereadores Toninho, Geraldo Mendanha, Max Fortes, Ricardo Oliveira e Rodrigo do Porco representaram a bancada de vereadores estando presentes na Audiência Publica.

Segundo o vereador Max Fortes "a revisão do plano diretor é importante para vários aspectos positivos em nosso município, a participação popular nas audiências públicas é essencial porque envolve muito o futuro de nossa cidade seja em questões urbanas, de desenvolvimento econômico e demais áreas ligadas ao Plano. É importante ressaltar que trata-se de uma revisão do Plano existente e não da criação de um novo, o que será feito é uma atualização do Plano antigo e esse trabalho irá durar cerca de 12 meses, após a conclusão dessa revisão, será criado um Projeto de Lei que passará pela Câmara para ser aprovado, então eu acredito que é muito importante também o acompanhamento dos vereadores sobre essa atualização a ser feita, pois nós também temos grande participação nessa ação". Ainda segundo o vereador, a participação direta da população nas audiências é de extrema importância para que seus representantes possam transmitir suas ideias e informações referentes às demandas dos bairros e de todos os municípios.

O vereador Geraldo Mendanha concordou com o vereador Max Fortes afirmando que "foi mostrada a importância da participação popular e a transparência da Prefeitura Municipal de Itabirito e do Instituto que está elaborando o Plano Diretor colocando a população sua real importância em participar dando ideias na atualização desse Plano, com objetivo de maior participação para as outras três audiências que irão ocorrer e das oficinas que ocorrerão nos distritos para ter um plano diretor eficaz tanto para a área urbana como para a área rural do município."

Ricardo Oliveira vereador, também se manifestou a respeito "eu acho de suma importância essa atualização do Plano Diretor, principalmente nessa primeira etapa, porém eu acredito que ele deve ser melhor trabalhado de maneira que se torne mais amplo e atenda mais demandas da nossa região. Regiões como o Marzagão, por ser um distrito industrial e do Bairro São José, por ser um dos bairros mais popularizados do municípios e até mesmo a região da Água Limpa,  devem ser beneficiados com essa atualização do Plano Diretor. É uma ação realmente importante e acredito que se bem trabalhada pode trazer muitos benefícios para nossa cidade".

Outras Audiências Públicas serão promovidas pela PMI para a abordagem das demais etapas do processo de revisão do Plano diretor, como enfatizado pelo prefeito Alex Salvador e também pelos vereadores, a presença e participação da população nesse processo é essencial para que se atualize o Plano de acordo com a maioria das demandas do município. 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.